Três invenções do quotidiano

08/03/2022

Texto escrito por Alexis Dolack, 5.º ano Nos dias modernos temos muitas coisas para tornar a nossa vida mais fácil. Temos iPhones e iPads, temos computadores e aviões e muito mais coisas. Mas as mais importantes são os computadores, frigoríficos e aviões. Com estas invenções, podemos viver as nossas vidas com maior facilidade. Mas com estas facilidades, também vêm responsabilidades.

Os computadores são aparelhos electrónicos que nos ajudam com o dia-a-dia. Com os computadores nós podemos fazer coisas como pintar, aprender, praticar medicina e muito muito mais. Nos hospitais, os doutores põem a informação toda dos pacientes para saber o que que eles têm. Sem computadores, muitas pessoas não iam ter trabalhos e a saúde poderia estar em perigo. Mas tal como têm vantagens, os computadores também têm desvantagens. Sem usar computadores de forma adequada, as pessoas podem gastar muito tempo com eles. Eles podem gastar muito tempo a ver vídeos no youtube ou a ver a timeline dos amigos no Facebook.

Os frigoríficos são muito importantes, não só para manter a nossa comida fria, mas também para manter a nossa saúde. A nossa comida tem de ser guardada no frigorífico para não se estragar. Sem o frigorífico a comida estraga-se mais facilmente e o risco de ficar doente é maior. Quando a comida fica estragada, o número de bactérias aumenta e se nós comermos essas baterias podemos ficar com doenças. Mas com frigoríficos a nossa comida fica fresca por muito tempo e nós podemos comer sem o risco de ficarmos doentes.

avioesAssim como com os computadores e os frigoríficos, também os aviões são importantes. Os aviões transportam-nos para lugares diferentes do mundo, eles trazem o correio e também salvam vidas. Se queres ir da América para Portugal podes fazê-lo graças aos aviões. Se queres mandar uma carta para a tua avó em Portugal, os aviões vão levá-la. Mas a coisa mais importante é se alguém esta ferido. Os aviões podem levar as pessoas para o hospital. Sem este avanço dos aviões, muitas pessoas podiam morrer.

Em suma, os computadores, os frigoríficos e os aviões têm um grande impacto na minha vida e na vidas dos outros. Sem estas coisas, nós, como sociedade, não podíamos estar tecnologicamente onde estamos.

Fontes para as imagens:
http://www.johnlewis.com/buying-guides/fridges-buying-guide
http://science.howstuffworks.com/transport/flight/modern/airplanes.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Desktop_computer